Oporto

Porque se diz “Oporto” em inglês? Pela mesma razão que dizemos “Algarve” e não “Garve”, Alcácer e não “Cácer”, e por aí fora.

Por vezes, ao criar exónimos (nomes de terras em línguas estrangeiras), as línguas assumem o artigo da língua original como parte do nome dessa terra. Foi o que aconteceu com o espanhol e o inglês, no caso do Porto.

Como, normalmente, os exónimos só existem em caso de cidades com alguma importância, na perspectiva da língua em que ocorrem, só temos de nos orgulhar com “Oporto” — e não reclamar, como por vezes acontece, como se os espanhóis e os ingleses estivessem a cometer algum erro ao dizer “Oporto”.

Também nós dizemos “Nova Iorque”, “Pequim”, “Londres”, e por aí fora. Não são erros: são formas portuguesas, com origens distintas, de dar nome a cidades estrangeiras — tal como Oporto é a forma espanhola e inglesa de dar nome ao Porto.

P.S. “Oporto” e “Porto” são as duas formas do nome da cidade do Porto em inglês. Ambas estão correctas.

4 pensamentos sobre “Oporto

  1. Prezado Marcos:

    É bem verdade o que você diz: os exônimos estão a sair da moda, se é que se pode usar essa figura para uma nomenclatura.

    Vejo mui frequentemente, aqui no Brasil, um grande descaso, mesmo nas publicações mais criteriosas como a Folha de S. Paulo, a utilização de topônimos, muitas vezes, formas inglesas, nem sequer as originais são, em lugar daquelas consagradas desde há muitos anos na língua de Camões.

    Já tive a oportunidade de escrever a esse jornal um par de vezes, para alertar os redatores sobre esse fato, mas eles alegam que tudo numa redação de jornal é feito às pressas, sem meios de ir ao Manual da Redação que eles mesmos publicam, consultar se há já uma forma consagrada para aquele topônimo.

    Digo-lhe que este é um assunto que me interessa, estou a ponto de escrever um trabalho universitário sobre isso, daí também o meu interesse em deixar aqui as minhas impressões.

    Saudações,
    Isac Nunes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s